quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Caça-Rato e Papa Francisco viraram Bonecos Gigantes

No início da noite desta quarta (26), a Embaixada dos Bonecos Gigantes de Olinda abriu suas portas para apresentar aos foliões os 30 novos bonecos que desfilarão durante o Carnaval do Recife e Olinda 2014. Meticuloso, o empresário e produtor cultural Leandro Castro conta que muitos bonecos já foram repaginados ou ainda serão por não estarem tão perfeitos quanto ele gostaria, como é o caso do técnico de futebol Felipão, que está à mostra, mas será refeito.

Herança europeia, os Bonecos Gigantes começaram a fazer parte da história pernambucana na cidade sertaneja Belém do São Francisco. Hoje estão entranhados na cultura carnavalesca de Olinda e do Recife, tanto quanto o frevo. Em 2008, Leandro Castro começou uma nova geração de bonecos, chegando, a partir de 2010, a representar a cultura pernambucana durante os eventos do Brazilian Day em Nova York, Estados Unidos.
Alguns bonecos novos que sairão nas festas de Momo de 2014 são (o jogador de futebol) Caça-Rato, Carmem Miranda, Adoniran Barbosa e Papa Francisco. Outros bonecos como Dominguinhos e Ayrton Senna receberam uma nova versão. Após o carnaval, a Embaixada, em clima de Copa do Mundo, vai lançar as representações de Magrão (goleiro do Sport), Cristiano Ronaldo, Messi e Balotelli, entre outros jogadores de futebol. "O tempo ideal para produção dos bonecos é de aproximadamente 40 dias, mas muitos deles foram feitos em 2 ou 3 dias, devido à proximidade com as festas carnavalescas", diz Leandro Castro.
A proximidade dos bonecos como a realidade não está só nos rostos representados. O boneco da Mônica está dando trabalho em outro departamento: “Mauro (filho de Maurício de Souza) mandou um protótipo, então não tivemos dificuldade em fazer, porém estamos com problemas para chegar ao ponto final, porque se colocarmos um corpo magro, ela fica uma linguiça e quando fizemos cônico, ela ficou legal quando no chão, mas quando subiu ficou a marca (do corpo) na roupa”, conta o produtor.
Por outro lado, Leandro nos conta que o boneco de Elba Ramalho ainda não está jeito que ele gostaria: “Ela gostou muito da quarta modelagem, mas eu ainda não”. Os interessados em ver os bonecos de perto podem visitar a Embaixada dos Bonecos Gigantes de Olinda, na Rua do Bom Jesus, Bairro do Recife. A entrada custa R$ 10 e crianças de 12 anos acompanhadas de adulto pagante entram de graça.
Serviço
Embaixada dos Bonecos Gigantes de Olinda (Rua do Bom Jesus, 183 - Bairro do Recife)
(81) 3441 5102
R$ 10 (Meia entrada para todos)
*A embaixada fechará durante o carnaval, mas abrirá na Quarta-Feira de Cinzas 

 por Maluh Andrade | 

Nenhum comentário:

Postar um comentário