quinta-feira, 6 de março de 2014

Ampliação do Samu melhora assistência durante o Carnaval

Assessoria Sesap

Com o crescimento da cobertura populacional do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), o estado do Rio Grande do Norte tem uma melhoria na assistência, em especial nos períodos festivos de grandes aglomerações, como o Carnaval. 

No período de 1º a 5 de março o SAMU realizou um total de 654 atendimentos em todo o estado, sendo 444 ocorrências atendidas com viaturas  e  210 através de orientações médicas prestadas por telefone. 


Foram registrados 210 atendimentos clínicos, 29 atendimentos psiquiátricos, dois obstétricos e dois pediátricos, além de 201 ocorrências de trauma - sendo 42 vítimas de colisões envolvendo veículos e motos, 13 ferimentos por arma de fogo, 11 ferimentos por arma branca e os demais de causas diversas. 

Em 2013 foram registradas 578 ocorrências durante os dias de Carnaval, sendo 275 atendidas com viaturas. Apesar do número maior de atendimentos, o carnaval de 2014 não registrou nenhum acidente com múltiplas vítimas e teve uma incidência menor de vítimas fatais em relação ao ano passado. 

A coordenadora geral do SAMU, Cecília Picinin, explica que o aumento no número de atendimentos se deve à ampliação do serviço, cuja cobertura populacional passou de 42% no ano de 2012 para 75% em 2014. 

“Este ano o SAMU chegou a municípios de grande movimentação no Carnaval, como Apodi, Caicó e Macau, locais onde há um aumento da população flutuante e a consequente elevação nos casos de emergência”. 

Cerca de 140 profissionais do SAMU atuaram durante o carnaval, distribuídos entre as 25 bases descentralizadas em todas as regiões do Estado, dentre técnicos de enfermagem, enfermeiros, médicos, motoristas, operadores de rádio, operadores de frota e telefonistas. 

No carnaval deste ano a população contou com seis novas bases descentralizadas, localizadas em Baraúnas, Currais Novos, Parelhas, Macau, Caicó e Santa Cruz. Durante o Carnaval o atendimento foi reforçado em locais de grande movimentação como Apodi, Macau, Praia de Búzios, no litoral sul, e Praia de São Miguel do Gostoso, no litoral norte. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário