terça-feira, 11 de março de 2014

Câmara aprova comissão para investigar denúncias contra Petrobras na Holanda

Brasília, 11 mar (EFE).- A câmara dos Deputados, com 267 votos a favor, 28 negativos e 15 abstenções, aprovou nesta terça-feira a criação de uma comissão externa temporária para investigar as denúncias dos supostos subornos pagos pela companhia holandesa SBM Offshore em contratos com a Petrobras.
A criação da comissão foi aprovada com o apoio da oposição e de quatro partidos da base aliada, sendo que o PT da presidente Dilma Rousseff se opunha à medida e, inclusive, tentou obstruir a votação.
A comissão averiguará as denúncias sobre subornos pagos entre 2005 e 2012 pela companhia holandesa à Petrobras, medida que seria usada em licitações para arrendamento de plataformas petrolíferas.

As denúncias, reveladas no último mês, são sustentadas pelas declarações de um ex-funcionário da SBM Offshore à promotoria holandesa sobre práticas de corrupção dessa empresa.
O denunciante, cuja identidade foi mantida em sigilo, assegura que a empresa pagou cerca de US$ 250 milhões às autoridades de diferentes países e aos funcionários de algumas empresas, entre elas a Petrobras, segundo a imprensa holandesa.
Segundo a decisão da câmara, a comissão externa, que tem poder para dirigir suas investigações fora da sede legislativa, poderá seguir à Holanda para reivindicar documentos às autoridades desse país.
No campo político, a votação supôs uma derrota para o PT e um novo capítulo na crise com o PMDB, apontado como o principal crítico dentro da base aliada, diante das eleições do próximo mês de outubro. EFE

Nenhum comentário:

Postar um comentário