segunda-feira, 10 de março de 2014

Cantora natural de Caicó é destaque em Portugal e faz composições para grandes nomes da música nacional

A cantora Anna Fernandez esteve em Caicó e no município de São Fernando, onde participou de um evento festivo e concedeu entrevista ao Jornal Correio do Seridó, através do repórter Paulo Júnior.

Anna Fernandez disse que começou sua trajetória musical com o Projeto Noites Potiguares. “Eu fui substituir uma cantora em Natal e fiquei para o segundo dia e comecei a ir. Fui classificada para o Pixinguinha local, e, logo em seguida, foi selecionada para o Pixinguinha Nacional e o Pixingão. Fui convidada para cantar em hotéis e depois fiz um vinil que ganhou o Prêmio Sharp, como cantora revelação e comecei a gravar com outros artistas de renome como Elymar Santos, Roberta Miranda e Elba Ramalho, como compositora. Lancei dois CDs em Lisboa, em Portugal e agora lancei o CD Meu Brasil em Porto, Portugal”, afirmou Anna Fernandez;

Como compositora, Anna Fernandez é bem eclética e não tem estilo definido. “Eu gosto da boa música e mostrar a composição para as pessoas ouvir o meu trabalho. Eu gosto muito do trabalho regional, canto o forró e gosto muito do romântico. Considero-me mais uma cantora romântica”, revelou.



A cantora Anna Fernandez afirmou que tem uma música de sua autoria que Roberta Miranda gravou que é muito tocada em Portugal e também na Angola, que é a música Minha História de Amor.

Ana destacou que teve a felicidade de uma cantora da Espanha gravar uma música de sua autoria. Trata-se da cantora Carmem de Lourenços e a música chama-se Coração Avoante.

“Meu trabalho vai sendo reconhecido através da minha composição e também do meu lado de compor e o meu lado de cantar. Um ajuda o outro”, destaca.

Anna está com um novo projeto na música. Chama-se Samba pra gente sambar e ressalta que tem a felicidade de está sendo produzida pelo maestro Sérgio Farias, grande arranjador e a partir desta parceria com ele, Anna terá a oportunidade de ir para outros lugares, como Japão e França. “Este projeto está me dando muita felicidade, muita alegria”.

Ao analisar o cenário musical brasileiro, Anna Fernandez disse que o Brasil tem grandes poetas, grandes músicos, compositores e cantores. “Eu gosto muito do Chico Buarque e sou fã de Luiz Gonzaga, pois ele é uma escola de musicalidade. Através de Luiz Gonzaga, a gente canta para todo o povo, tanto o povo que gosta da música regional quanto da MPB. Gonzagão é isso, do extremo a outro”, comentou.  

Ao falar sobre a questão da música ser inserida na grade escolar, a cantora Anna Fernandez ressaltou que é muito válido e aprova. Ela relata que a música ajuda muito o ser humano e faz a pessoa melhorar em todos os sentidos.

“Eu fico muito feliz em divulgar o meu trabalho aqui na minha terra Caicó. Eu nunca tive um contato maior aqui em Caicó e agradeço ao Jornal Correio do Seridó pelo espaço, a Daguia que ajuda a divulgar as nossas raízes da terra e a Marieta Maia, que é uma pessoa importante na minha carreira, que além de ser uma grande produtora, é uma grande letrista”, concluiu Anna Fernandez.  

Saiba mais sobre Anna Fernandez:
Durante os anos noventa cantou em vários hotéis, e realizou shows no Teatro Alberto Maranhão em Natal. Recebeu o “Prêmio Sharp” como cantora revelação em 1993.

Como compositora participou do CD “Clube da Vila” e já gravou mais de 360 músicas com vários artistas de renome nacional, como Elymar Santos, Roberta Miranda, Demônios da Garoa, Beth Carvalho, Flávio José, Rio Negro e Solimões, Elba Ramalho, Tânia Mara, Padre Antônio Maria, Grupo Forró Maior, Grupó Dominó, Wanderley Cardoso,  Carmem Silva, Cajú e Castanha, As Mineirinhas, As Irmãs Galvão, Eliane Camargo, Beth Guzzo, Cézar e Paulinho, entre outros.

Anna Fernandez trilhou sua história na Música Brasileira revelando-se também como compositora nas interpretações nacionalmente conhecidas de alguns cantores, como também de três momentos inesquecíveis: em 2008, na abertura da festa do boi em Parintins com a música “Sou garantido, sou caprichoso” em parceria e com a interpretação do próprio Elymar Santos. 

No ano de 2001, uma homenagem à escola Imperatriz Leopoldinense com música “Sou feliz, sou Imperatriz”, em parceria e interpretação de Elymar Santos, tendo sido executada em várias ocasiões nos palcos europeus, onde a escola teve a oportunidade de realizar algumas apresentações.

Em 2007, por ocasião do show em comemoração aos 40 anos do Canecão, foi executada a música “O forró é bom em qualquer lugar”, composição em parceria com Elymar e interpretada por ele e Elba Ramalho. 

Como cantora e compositora gravou o LP (vinil) em 1992 “Vem me enlouquecer”.
Onde na capa temos a seguinte declaração de Antonio Adolfo; “Anna Fernandez é uam das mais gratas revelações que apareceram recentemente. Dona de uma bela voz, carrega dentro de si, toda a mistura que compõe a musicalidade do nosso povo...”

O CD “Falando de amor” no ano 2000.

E em 2002, outro CD, “Simplesmente Anna Fernandez”.

Em 2007, foram lançados dois CD’s em Portugal pela gravadora Dual Som.

E o DVD “Coração Avoante” gravado no Teatro Alberto Maranhão, em outubro de 2010.

Atualmente lançou em Portugal e em outros países da Europa o CD “Meu Brasil”, totalmente autoral, onde apresenta todos os ritmos e estilos musicais brasileiros.
Classificada em 2008, 2010 e 2012 no “Forraço”.

Recebeu o prêmio de melhor música classificada por aclamação popular no 1.° Festival cooperativista de música de Natal, julho/2010.

Realizou no dia 06.08.2010, o Show “Alma Brasileira” no Teatro de Cultura Popular da Fundação José Augusto. 

E em 06.10.2010, o Show Coração Avoante” no Teatro Alberto Maranhão;
Foi classificada no Festival da Música da Associação das Rádios Públicas (ARPUB) em 2010, 2011 e 2012, com as canções “voa, voa avião”, “coração alforriado” e duas em 2012, “enredo do samba” e “só quero um amor assim”.

Foi contemplada com o Troféu “Violão e ouro” como cantora e compositora Potiguar.
Apresentou-se no primeiro “café com arte” em março de 2011, do Teatro Alberto Maranhão.

E no 54.° aniversário da Aliança Francesa em Natal em abril de 2011, onde realizou apresentação musical, comentando sua trajetória artística, como compositora e cantora.

Participou da 67.ª Assembleia Cultural da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte em 25.05.2011.

No Teatro Riachuelo, em Natal, realizou, em 2011 abertura na apresentação de Leila Pinheiro.

No Teatro Riachuelo, em Natal, realizou, em 2011 abertura na apresentação de Elymar Santos.

No ZenbarCafé, em Natal, participou do Projeto “Conversando e cantando”, em novembro de 2011.

Participou do Festival da Canção da Assembleia Legislativa de Natal com a canção “Ciranda da felicidade” e do Congresso do encontro das Assembleias Legislativas do Brasil em Natal, maio/2012. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário