sexta-feira, 7 de março de 2014

Dilma fará pronunciamento em cadeia de rádio e TV para o Dia da Mulher

BRASÍLIA - A presidente Dilma Rousseff inaugura neste sábado a temporada 2014 de pronunciamentos em cadeia nacional de rádio e TV. Dilma vai fazer um pronunciamento amanhã sobre o Dia Internacional da Mulher. O conteúdo do discurso da presidente ainda não foi divulgado pela Secretaria de Comunicação da Presidência, somente o tema.
No ano passado, Dilma falou aos brasileiros em cadeia nacional em sete ocasiões. Apenas entre os meses de junho e setembro ela ficou sem fazer pronunciamento por um período maior do que dois meses.

O Dia Internacional da Mulher também motivou um pronunciamento no ano passado, no dia 8 de março. Mas em 2013, antes disso a presidente já havia se dirigido aos brasileiros pelo rádio e TV em outra ocasião: no dia 23 de janeiro, para anunciar a redução das tarifas de energia elétrica.
A presidente esteve em cadeia nacional quatro vezes no ano passado para falar aos brasileiros sobre festividades e datas comemorativas: No Dia da Mulher, 8 de março; no 1º de maio, Dia do Trabalho; em 6 de setembro, para comemorar a Independência do Brasil, e no dia 29 de dezembro, com uma mensagem para o Natal e Ano Novo.
Em outras três ocasiões, Dilma esteve perante os brasileiros em cadeia nacional para comentar ações do governo. Em janeiro, na redução da conta de luz; no dia 21 de junho, quando falou sobre as manifestações populares que aconteciam em todo o país; e em 21 de outubro, para comentar o leilão da exploração do Campo de Libra de petróleo.
A oposição critica Dilma pelo uso constante da cadeia nacional e alguns partidos foram à Justiça contra os pronunciamentos, por afirmarem que se tratam de propaganda eleitoral. No último pronunciamento, o PSDB pediu ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) investigação sobre abuso de poder pela presidente sob a alegação de que o pronunciamento de final de ano configurou propaganda eleitoral antecipada.
No pronunciamento do dia 29 de dezembro, a presidente fez um balanço das ações do governo em 2013. Dilma afirmou que dificilmente vai existir em qualquer época um país com economia perfeita, porque sempre haverá algo por fazer. Ela rechaçou as críticas da atuação do governo na economia, e citou a influência de crises financeiras externas, que, segundo ela, não foram capazes de interromper o ciclo positivo que o país vive.
Na área da Saúde, Dilma lembrou do Mais Médicos e citou o programa como um dos destaques. E, sobre as manifestações que marcaram o ano, a presidente afirmou que o combate à corrupção será perseguido em seu governo. Para Dilma, nunca no Brasil se investigou e se puniu tanto o malfeito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário