quinta-feira, 6 de março de 2014

Instalação de hidrômetros diminui consumo no Açude Gargalheiras

Assessoria Caern

A instalação de hidrômetros nas cidades de Acari e Currais Novos, que vem sendo feita desde 2012, está apresentando resultados significativos na economia do uso da água do Açude Gargalheiras, em Acari. 

A região vem sofrendo com os efeitos da seca e, sem esta economia, poderia haver uma diminuição mais rápida no volume atual do Gargalheiras. Segundo Adelson Sebastião dos Santos, chefe do escritório da Companhia de Águas e Esgotos do RN na cidade, em fevereiro, o bombeamento da adutora passou a ser desligado por oito horas, diariamente. 


O aumento no intervalo de tempo em que o bombeamento de água é desligado vem ocorrendo, de forma controlada, desde abril de 2013, considerando que o consumo de água por parte da população já vinha diminuindo em relação ao período do ano anterior. Adelson explica que isso foi reflexo da instalação de oito mil hidrômetros, feita pela Caern em Currais Novos no ano anterior. 

No ano passado, foi a vez de Acari: uma equipe do escritório da Caern na cidade fez a instalação de 800 hidrômetros. A primeira redução no bombeamento diário de água se deu em abril de 2013, quando ele passou a ser desligado durante quatro horas todos os dias. 

Em junho, esse intervalo de tempo passou para seis horas, para, no mês passado, ser estabelecido em oito horas diárias. O chefe do escritório de Acari lembra que essa economia possibilitou estender o prazo que se tinha para um colapso no sistema para as duas cidades. 

No padrão de consumo anterior, a previsão era que neste mês de março, o açude passasse a não oferecer mais condições de abastecimento. Agora, prevalecendo o quadro de seca, o fornecimento está assegurado até junho deste ano.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário