domingo, 9 de março de 2014

MESMO CHOVENDO AGRICULTORES ESTÃO PREOCUPADOS

chuvasaojose
Uma boa chuva abençoou a tarde deste domingo em São José do Seridó. Segundo informações preliminares choveu mais de 10 milímetros na sede do município, mas as melhores chuvas aconteceram na zona rural.
Mesmo com as chuvas que banharam nosso município nos últimos dias, agricultores são-joseenses estão preocupados, pois o Governo do Rio Grande do Norte ainda não iniciou a distribuição de sementes para os trabalhadores rurais do estado que estão cadastrados no programa da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-RN). 

O motivo é uma dívida de cerca de R$ 4 milhões de reais com fornecedores que se estende de 2013. Segundo o agricultor Francisco das Chagas, os produtores do estado estão reivindicando melhorias na distribuição das sementes.

“Todo ano a gente fica nessa expectativa. Estamos reivindicando melhorias nesse sentido, para que a semente seja distribuída na hora certa e com boa qualidade. Nos últimos anos o inverno está com muita irregularidade. Quando perdemos o momento certo de plantar acabamos perdendo também a safra”, disse o agricultor.
De acordo com Ambrósio Lins, presidente da Federação dos Trabalhadores em Agricultura do RN (Fetarn), a entrega das sementes dentro do prazo é primordial para uma boa colheita da safra.
“Nós sabemos que o inverno no Alto e Médio Oeste do estado começa primeiro que aqui na região metropolitana, e lá já está chovendo. Nessa região ainda não há sementes para plantar”, argumenta Lins.
Para o Governo, a expectativa é de normalizar a distribuição logo depois do carnaval. Segundo Tarcísio Bezerra, titular da Secretaria da Agricultura, da Pecuária e da Pesca (Sape), os trabalhadores rurais já podem esperar a distribuição na próxima semana.
“Vamos realizar o pagamento nesta sexta (28). São 342 toneladas de sementes. Os agricultores irão receber essas sementes tranquilamente e poderão fazer os seus plantios. É uma ajuda que o governo dá nesse momento para reposição dos bancos, recomposição da safra e viabilizar que os agricultores que não estão cadastrados no banco de sementes possam adquirir por meio de outros recursos”, disse o Secretário.
As previsões são de boas chuvas para este mês de março, principalmente para os são-joseenses que depositam no mês do seu padroeiro “São José” o começo de um bom inverno.
Fonte: www.g1.globo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário