quarta-feira, 5 de março de 2014

Neymar brilhou. E Brasil ganhou novo candidato forte a vaga na Copa

O último amistoso do Brasil antes da convocação para a Copa do Mundo era a chance do técnico Luiz Felipe Scolari testar dois nomes que não faziam parte do grupo até então, o volante Fernandinho e o lateral Rafinha. Mas quem mostrou serviço e roubou a cena foi o titular mais absoluto do treinador: Neymar, que marcou três vezes e comandou a goleada sobre a África do Sul por 5 a 0, nesta quarta-feira, em Johanesburgo.

Partida em Johannesburgo marcou o encontro das sedes das Copas do Mundo de 2010 e 2014  -   Foto: Mowa Press
O jogo valia mesmo para Fernandinho e Rafinha, que jogaram 90 minutos na primeira e única chance com Felipão antes da convocação para a Copa do Mundo. 


O jogador do Manchester City fez até gol e mostrou que pode ser uma boa opção para o técnico tanto como primeiro quanto segundo volante. Nos 45 minutos iniciais jogou mais recuado, tendo Paulinho mais à frente. Depois do intervalo, foi para a função de segundo volante e jogou melhor.
Já Rafinha, que tem uma concorrência mais difícil, com Daniel Alves e Maicon, teve uma atuação regular. Não conseguiu mostrar a mesma velocidade e qualidade técnica nos avanços pela lateral e até falhou em alguns lances defensivos.
Felipão celebrou o amistoso contra os sul-africanos pela oportunidade de enfrentar uma seleção do mesmo continente de Camarões, adversário do Brasil na primeira fase da Copa do Mundo. Na prática, porém, o que se viu foi um rival limitado tecnicamente, que cedeu muitos espaços e ofereceu pouca resistência.
O Brasil precisou de apenas 10 minutos de jogo para abrir o placar, em sua primeira chance clara de gol. Hulk fez belo lançamento para Oscar, que recebeu dentro da área e tocou para as redes na saída do goleiro.

Com o gol, a África do Sul adiantou a marcação e tentou sufocar a saída de bola brasileira. O Brasil recuou e passou a explorar os erros e os espaços dados pelo adversário. Aos 28 minutos, Neymar interceptou passe no meio-campo e arrancou até a área sul-africana, mas finalizou em cima do goleiro Williams.
O segundo gol nasceu de maneira parecida. Paulinho recebeu a bola no meio-campo e achou Neymar no campo de ataque. O atacante invadiu a área sul-africana e chutou rasteiro, por baixo do goleiro, para ampliar.

No intervalo da partida, a pedido de seu patrocinador, o Brasil trocou de uniforme. A 'amarelinha' ficou no vestiário e os jogadores voltaram a campo vestindo camisa azul que também será utilizada pelo país na Copa do Mundo.
Felipão aproveitou o intervalo para promover alterações no Brasil. Saíram Paulinho, Oscar e Hulk para as entradas de Luiz Gustavo, Ramires e Willian. As mudanças, porém, não mudaram o domínio dos brasileiros, que ampliaram logo no 1º minuto da etapa final. Fred deixou Neymar na cara do gol e o atacante marcou de cobertura.
Mero expectador na maior parte da partida, Júlio César apareceu bem aos 17 minutos quando Patosi recebeu dentro da pequena área e chutou para boa defesa do goleiro, que vem tendo sua convocação contestada por atuar pelo fraco Toronto na liga dos Estados Unidos.
Scolari ainda colocou em campo Jô, Daniel Alves e Dante, respectivamente nos lugares de Fred, Marcelo e David Luiz. O lateral do Barcelona teve a chance de ampliar aos 29 minutos, mas perdeu o lance cara a cara com o goleiro Williams. Aos 33, Fernandinho acertou belo chute de fora da área e ampliou. Neymar, no minuto final, recebeu na pequena área e completou para as redes, fechando o placar.

Encerrado o período de testes, fica a expectativa para a lista final da seleção brasileira para a Copa do Mundo. A convocação será divulgada por Felipão no dia 7 de maio.

ÁFRICA DO SUL 0 X 5 BRASIL
África do SulWilliams; Nthete, Ngcongna, Khumalo (Xulu) e Matlaba, Furman, Jali (Zungu), Senero e Claase (Ndlovu); Parker (Patosi) e Rantie (Manyisa)
Técnico: Gordon Igesund

BrasilJúlio César; Rafinha, Thiago Silva, David Luiz (Dante) e Marcelo (Daniel Alves); Fernandinho, Paulinho (Luiz Gustavo) e Oscar (Ramires); Hulk (Willian), Neymar e Fred (Jô).
Técnico: Luiz Felipe Scolari   
Estádio: Soccer City, em Johannesburgo (África do Sul)
Árbitro: Muachihuissa Antonio Caxala (Angola)
Gols: Oscar, aos 10, e Neymar aos 40 min do primeiro tempo; Neymar a 1 min, Fernandinho aos 33 min e Neymar aos 45 min do segundo tempo
Cartão amarelo: Ramires (Brasil)

Nenhum comentário:

Postar um comentário