quinta-feira, 27 de março de 2014

SPC e Raça Negra anunciam projeto Gigantes do Samba

SPC e Raça Negra anunciam projeto Gigantes do Samba, em que vão excursionar juntas e realizar pelo menos 30 shows até o fim de 2014. Integrantes dividirão o mesmo palco em show que deve ter três horas e setlist entre 40 e 50 músicas.


No final de fevereiro, os grupos Só Pra Contrariar e Raça Negra anunciaram a criação do projeto Gigantes do Samba. Trata-se de uma turnê conjunta das duas bandas. Mas os shows não serão separados. 

SPC e Raça Negra se apresentarão em parceria, dividindo o palco, o repertório e os músicos. Para o público e para o mercado, a união entre essas bandas pode parecer improvável. Mas o que poucos sabem é que trata-se de um projeto antigo dos cantores Luis Carlos e Alexandre Pires. 


“Sou fã do Raça Negra e não posso negar que a minha banda, no início, se inspirou muito no som deles. Temos uma estrutura musical bem semelhante, que mistura o samba com instrumentos pop, como guitarra, metais e teclados”, analisa Alexandre Pires. 

Segundo Luis Carlos, há anos essa ideia vem sendo discutida entre os líderes dos grupos. Mas as agendas e outros empecilhos de logística e gerenciamento não deixaram que a parceria ocorresse anteriormente. 

“No meio de fevereiro, nossos empresários se encontraram e discutiram essa possibilidade. Uma semana depois, entraram em acordo e começaram a agendar os shows. Foi tudo resolvido de forma muito rápida e prática”, admite o vocalista do Raça Negra. 

As apresentações acontecerão com as duas bandas no palco, intercalando os intérpretes. Como são bandas repletas de hits, há uma projeção para que os shows durem cerca de três horas e tenham entre 40 e 50 músicas. 

“Cantarei músicas do Raça Negra e o Luis, algumas do SPC. Também dividiremos os vocais em outras. Será um espetáculo bem interativo. Mudaremos alguns arranjos. Mas não teremos tantas dificuldades nos ensaios. Afinal, cada grupo sabe tocar a música do outro”, explica Alexandre. 

Por conta desse formato, o show só poderá ser realizado em casas de grande porte e que tenham estrutura para abrigar dezenas de músicos no palco. “De fato, não poderemos nos apresentar em locais menores. A ideia é realizar shows em capitais e cidades que ofereçam casas de espetáculo e espaços do gênero bem estruturados”, comenta Luis. 

Até o fim do ano, os grupos devem realizar em parceria cerca de 30 shows. O número pode ser maior, mas isso dependerá de ajustes nas agendas das duas bandas, que continuam, em paralelo, Demanda existe, mas falta espaço na agenda. Por isso, teremos que encaixar essas 30 apresentações nas poucas datas que temos disponíveis", garante Alexandre. 

"Quem estiver no show, presenciará um espetáculo que dificilmente se repetirá. Dois dos grandes expoentes do samba dos anos 90 se apresentando assim, em conjunto, não é sempre que acontece. E, apesar dos custos de uma apresentação desse porte serem altos, planejamos oferecer ingressos. O show de inauguração da turnê acontece no Barra Music, no Rio, em 10 de abril. No dia 12, é a vez do Espaço das Américas, em São Paulo, receber Gigantes do Samba. Nessa ocasião, o canal Multishow estará presente para registrar a apresentação. Mas não sabemos ainda se essas imagens poderão se transformar em um DVD. Estamos em negociação com a Sony (gravadora do SPC) e com a Som Livre (gravadora do Raça Negra) para ver se elas entram em acordo. Espero que sim, pois o público com certeza deseja ter o registro em vídeo desse acontecimento. E é aquilo: quando não sai em formato oficial, alguém filma escondido, pirateia e aí todos nós perdemos. Deixamos de ganhar e vemos a qualidade do produto ficar comprometida”, detalha Aldo Ghetto, manager do SPC. 

As novidades de Alexandre Pires e Raça Negra 

Há mais de um ano, Alexandre Pires retornou ao SPC para participar de uma turnê comemorativa aos 25 anos da banda. Mas essa reunião, para infelicidade dos fãs, tem prazo para terminar. 

Em setembro, Alexandre Pires grava seu primeiro DVD em espanhol. 

A ideia é registrar o projeto em Miami ou em Porto Rico. E até março do ano que vem, ele se desliga do Só Pra Contrariar. 

“Já defini até mesmo as participações do DVD: Laura Pausini, Gloria Estefan e Alejandro Sanz. Tê-los nesse show será ótimo, pois abrirá ainda mais espaço para minha carreira na América latina, Estados Unidos e Europa”, garante. Esse DVD é o primeiro projeto internacional de Alexandre em cinco anos. 

Segundo ele, o produto deveria ter sido gravado em 2012, mas a carreira local fez com que ele adiasse essa produção. 

“Agora a Sony nos deu um ultimato. Não podíamos mais deixar para depois. Então, Alexandre grava esse DVD em setembro e, em seguida, retoma sua carreira internacional”, explica Aldo Ghetto. 

No caso do Raça Negra, Luis Carlos espera que 2014 seja repleto de realizações. Além da aproximação com o SPC, a banda definiu a gravação de um DVD no mês de maio. O show será realizado no Morro da Urca, no Rio de Janeiro. “Escolhemos o local por conta do visual. Todos os projetos gravados ali ficam esteticamente muito bonitos”, garante Luis. 

 O DVD celebra o reconhecimento que a banda ganhou recentemente dos artistas de pop e rock. Isso aconteceu com o lançamento do tributo Jeito felindie, que reunia artistas da cena indie brasileira criando versões inusitadas de músicas da banda. 

“A partir disso, parece que os roqueiros e pessoas mais elitizadas que curtiam a banda, perderam a vergonha de assumir”, observa Luis. 

O cantor ainda reforça essa afirmação contando que o público dos shows está bem mais variado e conta com a presença de gente de todo tipo, inclusive “jovens com camisetas de bandas de rock”. 

Por conta disso, o Raça Negra trará convidados de outros estilos para o DVD. “Quero muito contar com a participação do Samuel Rosa (Skank) tocando guitarra em uma faixa. Já com o Falcão d’O Rappa, planejamos fazer uma junção de músicas das duas bandas. E, por incrível que pareça, até a Shakira se mostrou interessada em participar dessa gravação. Quando ela morou no Brasil, no início da carreira, a conheci nos bastidores de um programa de TV e ela se mostrou muito fã de nossa banda. Resolvi convidá-la para o DVD e agora só aguardo a confirmação de sua equipe”, divulga Luis. 

Antes dessa gravação, porém, o Raça Negra fará mais uma turnê internacional. A banda se apresentará pela África e Europa no mês de maio. 

FONTE: Portal Sucesso

Nenhum comentário:

Postar um comentário