quinta-feira, 24 de abril de 2014

Rio Grande do Norte espera vacinar 769 mil pessoas contra a gripe

Assessoria Sesap


A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) espera que um público superior a 769 mil pessoas compareça às unidades de saúde de todo o estado a partir de amanhã até o dia 9 de maio para participar da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, que tem como tema “Vacinação contra a gripe: você não pode faltar”.

“A novidade deste ano é a ampliação da faixa etária para crianças. Em 2013, o público infantil foi de seis meses a menores de dois anos. Neste ano, a vacina será oferecida também na faixa etária de dois a menores de cinco anos. Por isso é importante que os pais e responsáveis fiquem atentos a essa mudança e levem suas crianças que estão nessa faixa etária para serem vacinadas”, alerta Francisca Santos, coordenadora do Programa Estadual de Imunização da Sesap.


A Campanha foi lançada no Brasil na última terça-feira (22). No RN, devido a questões de logística na distribuição das vacinas por parte do Ministério da Saúde, a ação vai iniciar nesta sexta-feira (25), e no sábado (26), dia D da campanha, haverá uma grande mobilização em todas as unidades de saúde do estado, que estarão abertas oferecendo a vacina para os grupos prioritários: crianças de seis meses a menores de cinco anos de idade, gestantes, puérperas (até 45 dias pós-parto), idosos com 60 anos ou mais, trabalhadores de saúde, portadores de doenças crônicas (incluindo as trissomias), população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional.

“O nosso público-alvo corresponde a um total de 769.286 pessoas, e a meta é vacinar 80% deste quantitativo. São esperados 72.128 crianças de seis meses a menores de dois anos, 143.510 crianças de dois a menores de cinco anos, 60.152 trabalhadores da saúde, 36.064 gestantes e 5.928 puérperas, 4.298 indivíduos privados de liberdade e funcionários do sistema prisional, e com a maior representatividade do grupo temos os idosos, totalizando 348.688 mil pessoas. As pessoas portadoras de doenças crônicas não-transmissíveis ou com outras condições clínicas especiais também devem se vacinar. Para esse grupo não há meta específica de vacinação”, explica Francisca Santos.

Ainda segundo a coordenadora, “é importante as pessoas do público-alvo tomarem a vacina no período da campanha, com vistas a gerar a chamada “imunidade de rebanho”. Fazendo isso agora, quando chegar o período de inverno, final de maio a agosto, onde há uma maior circulação dos vírus da gripe, grande parte da população estará protegida. Além disso, estamos em um ano atípico, com os eventos referentes a Copa do Mundo, a previsão é um aumento no fluxo de turistas no nosso estado”.

Segundo o Ministério da Saúde, a transmissão dos vírus influenza acontece por meio do contato com secreções das vias respiratórias, eliminadas pela pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar. Também ocorre por meio das mãos e objetos contaminados, quando entram em contato com mucosas (boca, olhos, nariz). Para uma maior proteção, todos devem manter hábitos simples como: lavar as mãos várias vezes ao dia, cobrir o nariz e a boca ao tossir e espirrar, evitar tocar o rosto e não compartilhar objetos de uso pessoal.

Os sintomas da gripe são: febre, tosse ou dor na garganta, dor de cabeça, dor muscular e nas articulações. Já o agravamento pode ser identificado por falta de ar, febre por mais de três dias, piora de sintomas gastrointestinais, dor muscular intensa e prostração.

Francisca Santos informa ainda que a vacina é contraindicada para pessoas com histórico de reação anafilática prévia em doses anteriores ou para pessoas que tenham alergia grave relacionada a ovo de galinha e seus derivados.

Outra orientação é para os portadores de doenças crônicas. Para se vacinar, eles devem comparecer aos postos de saúde com a solicitação ou prescrição médica especificando o motivo da indicação da vacina. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário