quinta-feira, 29 de maio de 2014

Comunidade define local para construção da caixa d’água em Laginhas

 Carlos Nobre - Coordenador do Programa Semi-Árido Potiguar da SEMARH

Nesta quinta-feira, às 9h30, foi realizada uma reunião na capela de São Francisco, no Distrito de Laginhas, município de Caicó, com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Caicó, Vereador Lobão Filho (PMDB), o Prefeito de Caicó, Roberto Germano, a Sub-prefeita, Ana Raquel, os vereadores Rubão Germano, Odair Diniz e Zé Maria, Coordenador do Programa Semi-Árido Potiguar da SEMARH, engenheiro agrônomo Carlos Nobre, Rafael Galvão, engenheiro da SEMARH e representantes da comunidade Laginhas.
Ana Raquel - Sub-prefeita de Laginhas 


Em entrevista aos repórteres Roberto Medeiros (106 FM) e Paulo Júnior (Jornal Correio do Seridó), o engenheiro Carlos Nobre destacou que o objetivo da reunião foi ter um contato com a comunidade de Laginhas para se resolver um problema a respeito da queda da caixa d’água que ocorreu no dia 11 de fevereiro e os moradores definirem um novo local para a construção da obra.

A reunião foi bastante participativa com a opinião da comunidade 


“O reservatório ruiu, a Secretaria de Recursos Hídricos tomou todas as providências do ponto de vista de punição dos responsáveis e o processo está sendo hoje acompanhado pelo CREA. Paralelamente, a Secretaria tomou uma decisão de se construir um novo reservatório e nesta reunião, a comunidade definiu um novo local para a construção da obra. Esse reservatório não será nos moldes do que construído anteriormente, um pré-moldado, mas será de concreto armado”, garantiu o engenheiro Carlos Nobre.

Ele ressaltou que a Secretaria de Recursos Hídricos tem até o dia 30 de setembro para construir a obra. Será feito um estudo técnico de cotas para saber se está na mesma altura do que estava previsto do anterior para que a água chegue com pressão a todas as residências de Laginhas.
Aspecto da reunião na capela de São Francisco 

Carlos Nobre constatou que a comunidade em decorrência do trauma, não quer a construção do reservatório no entorno das residências, inclusive ele recebeu a informação do Prefeito Roberto Germano que já é o segundo reservatório que tomba na comunidade.

Carlos Nobre está preocupado com o pouco tempo que tem para executar a obra, pois os recursos do Programa Semi-Árido Potiguar só funciona a partir de um empréstimo do Governo do Estado junto ao Banco Mundial e os recursos só podem ser usados até o dia 30 de setembro. O Banco Mundial autorizou que fosse feita uma contratação direta, o que significa dizer o encurtamento do processo burocrático para formalizar o contrato.



Local onde será construída a nova caixa d'água da adutora de Laginhas 

“A empresa que vai executar a obra será a mesma empresa que tinha o contrato de se fazer a rede de distribuição no Distrito de Laginhas, porém a que executou a obra do reservatório que caiu não é a GTA, mas foi outra empresa sub-contratada pela GTA, que é uma empresa que trabalha com pré-moldados e as peças já chegavam prontas na comunidade. Quem vai fazer a obra agora será a própria GTA”, revelou Carlos Nobre. 

Edição: Paulo Júnior 
Jornal Correio do Seridó 

Nenhum comentário:

Postar um comentário