domingo, 5 de outubro de 2014

Cássio Cunha Lima e Ricardo Coutinho disputarão o segundo turno na Paraíba

Os candidatos Cassio Cunha Lima (PSDB) e Ricardo Coutinho (PSB) disputarão, no dia 26 de outubro, o segundo turno das eleições na Paraíba.. Cassio Cunha Lima teve 47,69% dos votos válidos e Ricardo Coutinho, 45,77%. Os votos brancos somaram 4,58% e os nulos, 8,25%.

O governador Ricardo Coutinho começou a carreira política como vereador de João Pessoa (PB), em 1993. Também foi prefeito da capital paraibana por duas vezes, entre 2004 e 2010, quando renunciou para disputar o governo do estado.

Coutinho foi deputado estadual entre 1999 e 2004 e presidente  regional do partido. Formado em Farmácia, atou no movimento estudantil. Se eleito, terá como vice Júlia Feliciano. Apoiam a coligação dos dois os partidos PT, PDT, DEM, PRTB, PRP, PV, PSL, PCdoB, PHS e PPL.

Para Cunha Lima este será o terceiro mandato à frente do Executivo estadual, que também já foi comandando por seu pai, Ronaldo Cunha Lima.

Cássio Cunha Lima foi prefeito de Campina Grande por três mandatos. Em 2002, disputou o governo estadual pela primeira vez, sendo eleito em segundo turno. Em 2006,  conseguiu a reeleição, também em segundo turno. O segundo mandato foi tumultuado, com o governador sendo cassado pelo Tribunal Regional Eleitoral  (TRE-PB) por suposto uso da máquina pública. Após longa batalha na Justiça Eleitoral, seu mandato foi finalmente cassado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em 2009. Assumiu o segundo colocado nas eleições de 2006, José Maranhão (PMDB).

O caso ainda rendeu mais problemas para Cássio Cunha Lima, quando ele se elegeu senador, em 2010. Na época, teve o registro de candidatura negado pelo TRE-PB, com base na Lei da Ficha Limpa. Por isso, a legislatura começou sem que pudesse tomar posse. Posteriormente, o TSE decidiu que a lei não poderia retroagir e determinou que Cunha Lima tomasse posse no lugar de Wilson Santiago, que ficou no cargo até novembro de 2011.

Seu candidato a vice-governador é Ruy Carneiro. Além do PSDB, partido do governador e do vice, apoiam a chapa os partidos PEN, PR, PTB, PSD, SD, PMN, PPS, PTdoB, PTN, PRB, PSDC, PSC e PP.

Com informações da Agência Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário