sexta-feira, 3 de outubro de 2014

Fátima tem 57% e Vilma, 38% dos votos válidos para Senado, diz Ibope

Pesquisa Ibope divulgada nesta sexta-feira (3) aponta Fátima (PT) com 57% e Vilma Maria de Faria (PSB) com 38% dos votos válidos na disputa pelo Senado no Rio Grande do Norte. As duas, segundo o instituto, são seguidas por Ana Célia (PSTU) e Professor Lailson (PSOL), com 2% cada; e Roberto Ronconi (PSL), com 1%. Veja o resultado do último levantamento.

Para calcular os votos válidos, são excluídos da amostra os votos brancos, os nulos e os eleitores que se declaram indecisos. O procedimento é o mesmo utilizado pela Justiça Eleitoral para divulgar o resultado oficial da eleição. Para vencer no primeiro turno, um candidato precisa de 50% dos votos válidos mais um voto.
Os que não souberam responder e aqueles que declaram voto branco ou nulo são 22%. No levantamento anterior realizado pelo instituto, no final de setembro, Fátima e Vilma apareciam empatadas 35%. A pesquisa, encomendada pela Inter TV Cabugi, é a quarta do Ibope após o registro das candidaturas. Veja os números do Ibope:
Fátima (PT) – 57%
Vilma Maria de Faria (PSB) – 38%
Ana Célia (PSTU) – 2%
Professor Lailson (PSOL) – 2%
Roberto Ronconi (PSL) – 1%
Não sabe/brancos/nulos – 22%
Realizada entre os dias 1º e 3 de outubro, a pesquisa contou com 812 entrevistas em 40 municípios. A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%, o que quer dizer que, se levada em conta a margem de erro de dois pontos para mais ou para menos, a probabilidade de o resultado retratar a realidade é de 95%. A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN) sob o número 00041/2014 e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número 00982/2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário