sábado, 27 de dezembro de 2014

Conheça 5 motivos pelos quais cada vez menos pessoas assistem à TV aberta

Cada vez menos pessoas assistem à antiga "novela das oito"
Cada vez menos pessoas assistem à antiga “novela das oito”

                      
Embora ainda seja uma das ‘melhores amigas’ de milhões de brasileiros, a TV aberta tem visto seu público diminuir anualmente e está longe de alcançar os índices do passado.

Nem mesmo as atrações mais tradicionais escapam da aparente perda de interesse dos telespectadores. Na Globo, novelas das 21h que alcançavam 50 pontos de média hoje patinam em torno dos 35 e tal queda se reflete proporcionalmente em todas as demais emissoras.
Quais seriam os catalisadores deste processo? Por que cada vez menos pessoas assistem à TV aberta e que fatores estariam por trás deste fenômeno da era moderna? O RD1 foi atrás destas respostas.
Confira:
Prosperidade afastou os brasileiros da TV
Prosperidade afastou os brasileiros da TV
1) O desenvolvimento social e econômico
Pode parecer inacreditável, mas o desenvolvimento econômico e social experimentado pelas camadas mais pobres da população brasileira nos últimos anos prejudicou as emissoras de TV.
Embora as melhores condições de vida tenham possibilitado que muitos comprassem novos televisores, elas também facilitaram o acesso a outros tipos de entretenimento, tais como internet, TV por assinatura e até mesmo momentos de lazer fora de casa que antes não faziam parte da realidade de inúmeras famílias.
Para milhões de pessoas, assistir à novela deixou de ser a única opção de suas noites e, consequentemente, o número de televisores ligados despencou vertiginosamente.
Brasileiros descobriram a internet e desligaram a TV
Brasileiros descobriram a internet e desligaram a TV
2) O avanço da internet
Cada vez mais conectados, os brasileiros se apaixonaram pelas redes sociais e passaram a dedicar longas horas de seus dias a curtidas, compartilhamentos e afins.
Além disso, downloads ilegais de filmes e séries americanas ao alcance de um clique se tornaram uma “febre” e concederam aos telespectadores acesso a superproduções inéditas no país.
A combinação destes fatores foi fatal para a TV aberta, que sempre apostou na necessidade de distração de seus telespectadores e viu o Facebook e o Twitter cumprirem com maestria a função que antes era dos programas de auditório.
Em 2014, atentas a esta nova realidade, as emissoras passaram a tentar transformar as redes sociais em aliadas, tática que começa a apresentar bons resultados. Ainda assim, em milhões de lares a tradicional TV da sala foi substituída por smartphones que percorrem todos os cômodos da casa.
"Peppa Pig" é um dos sucessos da TV paga
“Peppa Pig” é um dos sucessos da TV paga
3) A TV por assinatura
O aumento do poder econômico das classes menos favorecidas causou um boom no mercado da TV por assinatura, antes restrito aos mais ricos.
Em poucos anos, o setor ganhou milhões de novos clientes, que, tendo mais canais pela primeira vez em suas vidas, abandonaram as emissoras tradicionais e descobriram programas e formatos até então desconhecidos.
A chegada de novas opções ao controle remoto fez com que o público parasse de continuar em determinado canal aberto mesmo sem estar gostando da atração do momento. Como consequência, a audiência dos canais pagos superou a de Record e SBT e em 2014 o setor alcançou uma inédita vice-liderança absoluta.
A presença de filmes mais recentes, eventos esportivos e programas infantis costumam ser os principais trunfo da TV paga, que atuou como principal refúgio dos telespectadores durante o horário eleitoral.
Falta de tempo para tem afastado as pessoas da TV
Falta de tempo para tem afastado as pessoas da TV
4) A falta de tempo
Numa era em que 24 horas diárias parecem ser insuficientes para que todos cumpram suas obrigações, poucos são aqueles que dispõem de tempo para assistir ao seu programa favorito exatamente no horário em que ele é exibido.
Tal falta de disponibilidade tem elevado o número de telespectadores que assistem TV em seus próprios horários através da internet e com isso a audiência em tempo real das emissoras sofreu um novo – e aparentemente inevitável – baque.
Com o brasileiro acordando cada vez mais cedo e dormindo cada vez mais tarde, a Globo fez com que sua principal novela passasse a terminar quase às 23h e adiantou seu primeiro telejornal para às 5h da manhã.
Em 2015, o GfK, novo instituto medidor de audiência da TV, promete aferir os índices de cada emissora na chamada ‘segunda tela’, conceito que engloba os telespectadores de tablets e smartphones.
Em 2015, "Domingão do Faustão" completará 26 anos no ar
Em 2015, “Domingão do Faustão” completará 26 anos no ar
5) A mesmice
Para muitos telespectadores, um dos principais motivos da queda de audiência da TV aberta estaria na própria, que vive uma crise criativa e se repete anualmente.
Para reverter tal cenário, cada uma das principais emissoras tem tentado, à sua maneira, seduzir o telespectador e todas planejam novidades que possam incrementar suas respectivas grades em 2015.
O objetivo é simples, mas complexo: convencer um brasileiro cada vez mais cheio de telas a continuar sintonizado na tradicional telinha de outrora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário