sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

REPORTAGEM ESPECIAL: Missão do Banco Mundial e RN Sustentável reafirmam parceria com a Diocese de Caicó e visitam Associação de Catadores

Por Paulo Júnior - Agência de Notícias e Jornal Correio do Seridó 

Uma missão do Banco do Mundial e do RN Sustentável visitou a cidade de Caicó, nesta sexta-feira (12). 

Às 14 horas, a comitiva grupo se reuniu com o vigário episcopal para as pastorais sociais, padre Ivanoff da Costa Pereira, que esteve representando o bispo diocesano, dom Antônio Carlos Cruz Santos, o engenheiro agrônomo do SEAPAC, José Procópio de Lucena, o prefeito de Caicó, Roberto Germano, além da imprensa de Natal que veio representada por blogs, jornais e as TVs Ponta Negra (SBT), TV Tropical (Record), TV Assembleia, Rede Vida e SIM TV (Rede TV), além da imprensa local com as presenças de Marcos Dantas, Alexandre Costa, Geraldo Oliveira e Paulo Júnior. 

A Cáritas Diocesana também se fez presente, além da presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Caicó, Aline Santos. . Em seguida, às 15h, a missão visitou o galpão da ASCAMARCA (Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Caicó), para conhecer o trabalho desde a coleta, armazenamento, prensagem e venda do material final. Representantes da Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Parelhas (ASCAMARPA) também participaram da visita. 
O repórter Marcos Dantas entrevistou ao vivo para a 95 FM, a gerente geral do RN Sustentável, Ana Guedes e o Padre Ivanoff Pereira. 

Ana Guedes afirmou ao repórter Marcos Dantas que sempre é bem recebida em Caicó pela população e pelos parceiros, entre eles, a Igreja, a Prefeitura, o SEAPAC e as outras instituições. 

            Catadores em ação em seu trabalho digno e que vem mudando a realidade de                                             suas famílias com a geração de renda 

“Dessa vez estamos aqui numa caravana com jornalistas. A intenção é mostrar a população do Rio Grande do Norte, a realidade da população que vive no campo, que tem necessidades de acesso a água, que tem problemas de desertificação e de convivência com o semi-árido. O RN Sustentável vai apoiar com intervenções a partir de agora, pois os editais foram lançados recentemente e nós estamos trazendo esses jornalistas para que eles possam mostrar um pouco da realidade da região para a população, através de suas reportagens e notas nos meios de comunicação que eles atuam’, salientou Ana Guedes. 

Ela enfatizou que os jornalistas estão entusiasmados e a comitiva já esteve pela manhã no povoado Cruz, no município de Currais Novos

 Comitiva de jornalistas chegando na Associação dos Catadores em Caicó 


O Seridó foi contemplado com a aprovação de 5 projetos do RN Sustentável, sendo um para a ASCAMARCA – Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Caicó e quatro na área de infra-estrutura hídrica e abastecimento de água para as comunidades rurais. O Padre Ivanoff Pereira destacou em entrevista a Marcos Dantas que a Igreja está sempre buscando parcerias. 

Jornalista Geraldo Oliveira (Rádio Rural AM) entrevistando a representante do Banco Mundial, a jornalista Mariana Ceratti 

“A Igreja é parceira desse projeto com o seu capital humano, além de dar o apoio necessário para que os projetos e os recursos sejam bem investidos em favor da população que necessita. Nós sabemos o quanto é importante esses projetos para as associações de catadores de lixo reciclável e que também irão beneficiar as comunidades rurais com abastecimento de água. Nós estamos aqui em nome da Igreja para reafirmar o nosso apoio e continuar com essa parceria com o RN Sustentável e o Banco Mundial para o desenvolvimento da nossa gente”, disse o Padre Ivanoff Pereira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário