quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

"Há limites para liberdade de expressão", diz Papa Francisco

Pontífice fez declaração em seu discurso nas Filipinas. Vaticano tenta minimizar relatos de que ele é um alvo potencial dos extremistas islâmicos

 Após a visita de dois dias ao Sri Lanka, o papa Francisco conversou com os jornalistas - durante a viagem de avião até as Filipinas, nesta quinta-feira (15) e afirmou que ninguém deve ridicularizar a fé dos outros.
"Você não pode provocar e insultar a fé dos outros, você não pode zombar da fé. Não se pode fazer das religiões dos outros um brinquedo. Essas pessoas provocam e algo pode acontecer.
"Liberdade de expressão é um direito, mas também é um dever", disse o Pontífice se referindo aos ataques em Paris na última semana.
Liberdade de expressão não dá o direito de insultar o próximo, diz Papa
AP
Liberdade de expressão não dá o direito de insultar o próximo, diz Papa

 Porém, apesar de fazer uma crítica indireta aos chargistas do jornal francês Charlie Hebdo, vítimas de um atentado terrorista, o líder da Igreja Católica destacou que "não se mata em nome de Deus". Ele ainda disse que "o melhor modo para responder "os atentados é "ser humilde e não agressivo". Francisco ainda destacou que a "reação" de quem é insultado por sua fé nunca deve "ser a violência".
Jorge Mario Bergoglio disse aos jornalistas que também está preocupado com a "segurança dos fieis" que são perseguidos por extremistas de outras religiões, como ocorre na Síria e no Iraque. O líder ainda foi questionado sobre o uso de crianças para cometer atrocidades, como aconteceu nas últimas semanas quando o Boko Haram, na Nigéria, usou uma menina de 10 anos como kamikaze em um mercado.
"Talvez seja uma falta de respeito, mas acredito que em cada ataque suicida há um desequilíbrio mental e humano, há qualquer coisa de errado com as pessoas, no sentido que acabam com sua própria vida e com a dos outros. Sim, o homem-bomba dá sua própria vida, mas não a dá direito. Os missionários, por exemplo, dão sua vida também, mas para construir. Quando se doa a vida para a destruição, tem algo de errado", destacou.
A etapa nas Filipinas de sua viagem asiática continua até a próxima segunda-feira (19).
Fonte: Ansa


Nenhum comentário:

Postar um comentário