quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

Luiz Caldas abre Carnaval de Salvador na quinta; Barra terá DJs entre os trios

É verdade: todo ano vai ter trio elétrico, bloco e folião no Carnaval. Mas não é todo ano que tem área exclusiva para DJs na Barra, vila gastronômica com chefs, pré-Carnaval, espaço infantil e até homenagem aos 30 anos da axé music - o tema da folia em 2015 - comandada por Luiz Caldas. 
A programação da festa e patrocinadores foram anunciados ontem pelo prefeito ACM Neto (DEM), pelo presidente da Saltur, Isaac Edington, e pelo secretário municipal de Cultura e Turismo, Érico Mendonça, durante entrevista coletiva no Hotel Sheraton. 
O Rei do Axé, Luiz Caldas, comandará um trio durante a abertura do Carnaval, no dia 12 de fevereiro. Festa vai homenagear os 30 anos da axé music com velhas e novas gerações
(Foto: Reprodução)
“Considero que este será o maior Carnaval de todos os tempos. Em 2014, grandes mudanças já foram sentidas pelas pessoas e vamos aprofundar isso, não apenas para garantir o desfile das atrações carnavalescas, mas também que o folião pipoca tenha espaço e entretenimento ”, prometeu o prefeito ACM Neto, pouco antes do anúncio. 
Esquenta
Antes mesmo do início da festa vai ter Carnaval, como já havia sido anunciado no Blog do Marrom, do CORREIO. O tal pré-Carnaval será no domingo, dia 8 de fevereiro, na Barra. Nesse dia, terá Furdunço - o movimento que foi um dos destaques do ano passado e que reúne pequenos equipamentos e manifestações culturais de chão. Assim, a partir das 14h, vai ser possível conferir 20 atrações (incluindo Armandinho, BaianaSystem, Estakazero e Banda Eva com a Evanave), sem cordas, num percurso que vai do Clube Espanhol até o Farol da Barra. 
“Acho que a gente começa a esquentar a cidade e oferece uma alternativa para que o turista possa antecipar a chegada e a atividade econômica, com mais geração de emprego”, disse Neto. Segundo  a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult), 700 mil turistas são esperados para o período. A estimativa é que a ocupação hoteleira fique em torno de 90% do total. 
Já na quarta-feira, 11, a partir das 19h, 30 blocos fazem o percurso do Farol da Barra até o Morro do Cristo, logo depois de apresentações das orquestras de Fred Dantas, Zé Freitas, Paulo Primo e Benutti com o show Axé Orquestrado.
30 anos de axé
Mas é na quinta-feira, dia 12, que a festa vai ganhar mais novidades. Só para começar, depois que o prefeito entregar a chave da cidade ao Rei Momo, Luiz Caldas sai com seu trio, fazendo a abertura oficial da festa. De acordo com o prefeito ACM Neto, a própria abertura do Carnaval será uma homenagem à axé music. “A gente quer fazer uma cronologia pegando três ou quatro ícones de diferentes gerações em diferentes momentos do Carnaval de Salvador”, explicou. 
Por enquanto, Luiz Caldas é a única atração confirmada. Ontem, o CORREIO procurou 19 artistas e bandas que representam diferentes gerações do ritmo - em especial, aqueles que participaram da gravação do vídeo Raiz de Todo Bem, lançado no final do ano passado. Nenhum havia sido convidado oficialmente ainda. 
Enquanto isso, o Rei do Axé garante que músicas clássicas como Fricote, Tieta e o Reggae do Camaleão não ficarão de fora. “A história da música da Bahia está sendo reverenciada de uma forma muito bonita. Vou estar com um repertório oxigenado, novo, alegre, rico”, contou o cantor, que pretende vestir  uma fantasia inspirada nos faraós do Egito. 
DJs e feira
Além disso, logo na quinta, 12, começa a funcionar a área de DJs nacionais e internacionais, que devem animar o circuito da Barra entre a passagem dos trios e logo após o desfile. Segundo o presidente da Saltur, Isaac Edington, o palco deve ficar ao lado do Farol da Barra. “Estamos vendo qual a melhor configuração para o palco, mas percebemos que é um local que dá uma minguada, depois que o bloco sai”, explicou. 
Na Barra, também ficará a roda-gigante, como foi adiantado ontem. A data de início ainda não foi definida, mas fontes ligadas ao CORREIO garantem que o equipamento ficará lá por quatro meses - agregando datas como o aniversário da cidade, em março, e a Semana Santa, em abril.  
Lá, ao lado da roda-gigante, também funcionará uma vila gastronômica com grandes chefs baianos. Uma das sócias e criadoras da feira Salvador Boa Praça, Lara Kértesz, confirmou que os chefs da feira foram convidados a participar. “Estamos buscando viabilizar o evento, mas teremos uma reunião hoje (ontem) com os chefs. A ideia é que seja durante todos os dias de Carnaval”.
Na sexta-feira, no Campo Grande, tem mais um dia de Furdunço, com 27 atrações. Este ano, o movimento não desfilará na Barra durante os dias oficiais de festa, como no ano ano passado. Segundo Isaac Edington, a mudança foi por conta do pré-Carnaval. 
Além disso, a Praça do Campo Grande receberá a Vila Infantil Itaú, com programação destinada aos pequenos. A vila começa nos dias 6, 7 e 8 de fevereiro, e durante a folia, a partir do dia 13 (sexta-feira), das 10h às 16h.
O presidente ainda afirmou que, na sexta-feira, 13, haverá o desfile do bloco dos ambulantes. “Vamos ter um espaço que valoriza um setor, que é muito importante para o  comércio do Carnaval, abrindo o cortejo na Barra”. Projetos especiais como os trios sem cordas de Psirico e Carlinhos Brown já estão confirmados. 
Já a programação do governo do estado será divulgada no dia 5 de fevereiro, às 18h, na praça Pedro Archanjo, no Pelourinho. O estado é responsável pelo Carnaval Ouro Negro, pelo circuito Batatinha (Centro Histórico) e pelo apoio ao Carnaval no interior, como a festa de Maragojipe.
Thais Borges e Alexandro Mota (mais@correio24horas.com.br)

Nenhum comentário:

Postar um comentário