domingo, 18 de janeiro de 2015

'Ser mãe facilitou', diz candidata que tirou nota mil na redação do Enem

Laellya Pinheiro foi incentivada pela avó a ler (Foto: Arquivo pessoal/Laellya Pinheiro)

A experiência de ser mãe de dois filhos foi decisiva para Laellya Rocha Barros Pinheiro, de 33 anos, atingir a nota máxima na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Quem afirma é a própria candidata, que tirou 1.000 na avaliação escrevendo sobre publicidade infantil, tema da redação deste ano. Laellya ficou com uma média de 658,78 nas cinco avaliações e tentará uma vaga no curso de Arquitetura.

"Não houve dificuldade. Tenho duas crianças e lido constantemente com isso. Ser mãe facilitou. Acontece tanto na propaganda da televisão, quanto dos supermercados, além de lojas de brinquedos e roupas. Me ajudaram também as notícias sobre alguns países que fizeram leis sobre publicidade infantil", explica a candidata, que mora há três anos em Parnamirim, na Grande Natal.

Como o marido é militar, Laellya precisou abandonar o curso de Letras por causa das seguidas mudanças de endereço. "Comecei a cursar Letras no Piauí, transferi para o Rio Grande do Sul, mas depois não consegui reabrir no Pará. Fiquei parada durante um tempo e comecei a fazer o Enem anos depois", conta a estudante.

Natural de Picos, no Piauí, Laellya também fala sobre a avó analfabeta como incentivadora para o estudo. "Fui criada por ela. Meus pais se separaram antes do meu nascimento e minha mãe foi tentar a sorte em São Paulo quando eu ainda era pequena. Minha avó e uma senhora da roça, que mesmo não sabendo ler, incentivava os netos a estudar. Assim ganhei o hábito da leitura", relata. 


Notas do Enem
O Ministério da Educação divulgou na tarde desta terça-feira (13) o balanço final da edição de 2014 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Segundo a pasta, prestaram o exame 6.193.565 candidatos (71% do total de 8.721.946 inscritos).

(Foto: Arquivo pessoa/Laellya Pinheiro)
Entre os alunos participantes, 529.374 obtiveram nota zero na redação da prova (8,5% dos candidatos). Deste número, foram anuladas 248.471 redações. O MEC informou ainda que 250 candidatos tiveram nota mil na redação – a máxima possível. Além disso, pouco mais de 35 mil alunos obtiveram notas entre 901 e 999.
As notas de cada um dos 6.193.565 participantes do Enem foram divulgadas na noite desta terça, segundo o ministério. O candidato pode acessar sua nota no site sistemasenem2.inep.gov.br/resultadosenem. Basta inserir o número de inscrição do Enem, CPF e senha de acesso. Em caso de dúvidas, o candidato pode ligar para o telefone de auxílio do Enem: 0800 61 61 61.
Felipe GibsonDo G1 RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário