quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

Beija-Flor vence Carnaval do Rio

Com o enredo “Um Griô Conta a História: um Olhar sobre a África e o Despontar da Guiné Equatorial. Caminhemos sobre a Trilha de Nossa Felicidade", a Beija-Flor, escola de Nilópolis, na Baixada Fluminense, se tornou a grande vencedora do Carnaval do Rio de Janeiro 2015 e comemora o 13º título de campeã do Grupo Especial.
A escola, a terceira a desfilar no 2º dia do Grupo Especial do Rio, na madrugada desta terça-feira, 17, utilizou máscaras, carrancas e plumas para resgatar a cultura e a alma africana, entoando versos sobre a Guiné Equatorial. Neguinho da Beija-Flor, que comemora 40 anos na escola este ano, foi o responsável por embalar e empolgar todos os 3.700 componentes da agremiação e o público.
Enredo Polêmico
A Beija-Flor, que esbanjou num desfile de luxo sua tradicional riqueza de detalhes, também se tornou alvo de polêmicas por optar por um enredo supostamente patrocinado - por cerca de R$ 10 milhões - pela Guiné Equatorial, país comandado há 35 anos pelo ditador Teodoro Obiang Nguema Mbasogo.
O ditador chegou, inclusive, a acompanhar discretamente o desfile num camarote, cercado de pelo menos dez agentes da Polícia Federal, além de seguranças particulares. 
Apuração
Nos nove quesitos julgados, dentre eles harmonia, fantasia, samba-enredo e evolução, a Beija-Flor somou 269.9 pontos na classificação geral, de 270 pontos possíveis. A Viradouro, que contou com a atriz Juliana Paes na comissão de frente, contabilizou a menor pontuação (263.7) e foi rebaixada para a série A, caindo do grupo especial para o grupo de acesso.
Em 2014, a Beija-Flor teve um ano ruim e ficou em 7º lugar. Esta foi a primeira vez, em mais de 20 anos, que a escola de Nilópolis ficou entre as seis melhores colocadas no grupo especial.
Beija-Flor, Salgueiro, Grande Rio, Unidos da Tijuca, Portela e Imperatriz, as seis melhores colocadas, voltarão à Sapucaí neste sábado, 21, a partir de 21h, para o desfile das campeãs. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário