domingo, 15 de fevereiro de 2015

Justiça do Rio entra em conflilto com a do RN para mater bandidos no Presídio de Mossoró

O Justiça do Rio de Janeiro entrou em conflito com a Justiça Federal do Rio Grande do Norte para manter em Mossoró o temido traficante Márcio José Guimarães, o Thaca, que tem fama de matar policiais, e outros sete detentos igualmente temidos.
A batalha judicial para livrar do Thaca do Presídio Federal de Mossoró começou em junho de 2014. Para o juiz corregedor do Presídio Federal de Mossoró, o Thaca concluiu o tempo de um ano de regime RDD, que é uma espécie de isolamento total, e deveria retornar ao Rio.
Além de Thaca, existe pelo menos outros 6 presos que, conforme prevê as regras do sistema prisional federal, já deveriam ter retornado para seus estados de origem e/ou transferido para outra unidade prisional federal, por ter cumprido o tempo previsto em Lei no regime RDD.
A Vara de Execuções do Rio de Janeiro ingressou no Superior Tribunal de Justiça com uma ação que no meio jurídico se chama "conflito de competência". Este recursos jurídico é usado quando tem dois tribunais que se julgam hábitos para julgar um mesmo processo.
No caso, a Justiça do Rio de Janeiro se julga competente para determinar a permanência dos bandidos no Presídio Federal de Mossoró. Já o juiz corregedor do Presídio Federal entende que esta decisão é dele e já determinou o retorno dos bandidos do Rio de Janeiro.
Como o recursos da Justiça do Rio de Janeiro ainda não foi julgado no STJ, a Vara de Execuções Penais do Rio de Janeiro solicitou ao juiz federal Walter Nunes, corregedor do Presídio Federal de Mossoró, para deixar o Thaca em Mossoró por mais tempo.
Os juízes fluminenses entendem que o Thaca é muito perigoso para ficar nos presídios do Estado e quer ele longe e isolado. Este pedido foi negado no dia 23 de janeiro passado pelo juiz Walter Nunes do Rio Grande do Norte.
Outros casos
Marcio Aurélio Martinez, o Bolado
Márcio Gomes de Medeiros Roque, o Marcinho do Turano
Thiago Rangel da Fonseca, o Th
Fábio Pinto dos Santos, Fabinho São João
Bruno Coutinho, o Brunaldo
Marcos Marinho dos Santos, o Chapolin
Com informações do Jornal Extra

Nenhum comentário:

Postar um comentário