terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

Principio de rebelião no CEA movimenta BOPE e Polícia Militar na noite desta segunda-feira, em Sousa; Imagens


Por volta das 18h00 desta segunda-feira (09), aconteceu um principio de rebelião no Centro Educacional do Adolescente (CEA), no Jardim Brasília, na cidade de Sousa.

De acordo com informações colhidas pela Folha do Sertão, os 48 internos iniciaram o “bate grade” chamando à atenção dos monitores e do policiamento que ali se encontravam.

De principio, nada exigiam, apenas houve gritaria e fortes pancadas nas celas. Os monitores pediram para que os menores se acalmassem, mas, não foram atendidos.

Guarnições da Polícia Militar sobre o comando do Capitão Esaú foram enviadas até o local. A Dra. Nadja Estrela, diretora do CEA foi comunicada do ocorrido e imediatamente compareceu para auxiliar nas negociações.


Como não havia acordo, bem como, apaziguamento dos ânimos dos adolescentes, o juiz da infância e adolescência da cidade de Sousa autorizou a entrada da PM naquela unidade.

Para auxiliar na contenção, a guarnição do BOPE foi chamada e ocorreu à intervenção, enquanto que os adolescentes foram extraídos de seus alojamentos, momento em que os monitores realizavam a vistoria no local mas nada foi encontrado. 25 homens da PM foram usados na operação.

Informações colhidas no momento do fato dão conta de que o princípio de rebelião pode ter sido causado por dois motivos: superlotação ou briga interna entre os menores. 


Na semana passada houve uma tentativa de homicídio no local. No dia do fato, um adolescente teve a sua vida atentada. O mesmo é acusado do homicídio ao Empresário Cajazeirense, Francisco Augusto de Oliveira, de 55 anos, conhecido por “Chico do Posto”, fato este registrado no dia 16 de outubro de 2013.


A questão da superlotação também pode ter influenciado para o princípio da rebelião. Vale ressaltar que o ambiente acomoda 20 internos, mas, atualmente encontram-se 48 menores naquela localidade, ou seja, mais do que o dobro.

A maioria dos internos são naturais da região de Patos, cujos crimes vão de roubo, assalto e até homicídios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário