domingo, 22 de março de 2015

ANA diz que Paraíba consome mais água que a média do Nordeste, que é a menor do Brasil

Média de consumo no NE é a mais baixa do país
Média de consumo no NE é a mais baixa do país
A oferta hídrica no semiárido e em regiões metropolitanas das grandes cidades vem reduzindo gradativamente, segundo estudos feitos pela Agência Nacional das Águas. Em decorrência disso, os setores que dependem do armazenamento de água como o abastecimento das cidades, a irrigação e a produção de energia elétrica, vêm sendo penalizados, deixando no ar a sensação de caos iminente.
A escassez de chuvas, de acordo com o estudo da ANA, deixa uma grande quantidade de municípios do semiárido em situação extremamente crítica, com baixíssima garantia hídrica. A ANA revela que, em alguns municípios foram observadas secas com tempos médicos de recorrência superiores a 100 anos.
De acordo com a agência, o nível dos reservatórios do Nordeste caíram de 61,7% em maio de 2012 para 25,3% em março deste ano. Nesses três anos, no entanto, o uso dos estoques só aumentou, sem que tenha ocorrido chuva suficiente para amenizar ou prover recarga nos açudes. E para evitar o colapso total no abastecimento foram promovidas ações de diminuição da vazão dos mananciais e racionamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário