sábado, 16 de maio de 2015

Libertadores anuncia exclusão do Boca Juniors, mas volta atrás

Uma grande confusão foi feita pelo Twitter oficial da Copa Libertadores da América na tarde desta sexta-feira. Um dia depois de torcedores do Boca Juniors protagonizarem cenas de vandalismo na suspensa partida diante do River Plate, pelas oitavas de final do torneio, a página oficial da competição na rede social anunciou a exclusão do time xeneize e a consequente classificação da equipe millonaria à próxima fase. Minutos depois, contudo, o Twitter da Libertadores voltou atrás e publicou comunicado da Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol) negando a expulsão.
Por volta das 14h40 desta sexta-feira, o Twitter oficial da Libertadores anunciou que o River estava classificado às quartas de final do torneio. Até mesmo uma arte com o chaveamento da competição, mostrando o time millonario como rival do Cruzeiro nas quartas de final, foi publicado. O planeta inteiro, então, noticiou que o Boca Juniors estava excluído e o River, classificado.
Cerca de quinze minutos depois, porém, tudo mudou. Isto porque a mesma página do torneio na rede social passou a publicar que "as sanções das quais estão se falando são apenas rumores". A partir daí, os tuítes disseram que somente a Conmebol se pronunciaria sobre alguma punição no sábado.
Até mesmo um comunicado da entidade que comanda o futebol sul-americano foi retuitado. Ele diz que a Unidade Disciplinaria da Conmebol iniciou investigação sobre o caso nesta sexta-feira e que, de acordo com o regulamento, o Boca terá até as 15h (de Brasília) deste sábado para apresentar alguma defesa. Só a partir daí qualquer decisão será tomada. Que lambança!
O vandalismo que tem causado toda esta polêmica aconteceu na noite desta quinta-feira, durante o superclássico entre Boca e River, na Bombonera. A partida estava empatada por 0 a 0, quando, na volta para o segundo tempo, torcedores do time mandante soltaram gás de pimenta no túnel de acesso do River Plate ao campo. Os atletas do Boca já estavam no gramado.
Alguns jogadores do River começaram a passar mal por causa do gás. Eles cobriram os olhos e o nariz, mas ficaram sem enxergar ou respirar bem, além de terem manchas vermelhas no corpo e nas camisetas. Neste meio tempo, um drone com um "fantasma da Série B" sobrevoou o campo da Bombonera, ironizando o rebaixamento do River em 2011.
Não houve como encerrar a partida – que, então, foi suspensa pela Conmbebol. Até que o elenco visitante deixasse o campo, porém, mais cenas de selvageria foram protagonizadas por alguns torcedores do Boca. Garrafas foram lançadas ao campo, e os atletas do River só conseguiram se dirigir aos vestiários depois de cerca de uma hora e vinte minutos, escoltados por policiais.
Os jogadores do River Leonardo Ponzio, Leonel Vangioni, Ramiro Funes Mori e Matías Kranevitter foram levados ao Instituto de Diagnóstico do estádio, onde acabaram examinados. O diagnóstico apontou que eles têm ceratite química, inflamação provocada quando produtos químicos entram em contato com a córnea - parte transparente e protetora do olho. Assim, a equipe médica do time determinou "um repouso de 72 horas" aos quatro atletas.
Também nesta sexta-feira, a Bombonera foi fechada temporariamente a pedido de um promotor argentino. Martín Ocampo anunciou o fechamento preventivo do campo xeneize e disse que nesta sexta-feira será realizada uma inspeção para obter provas, como, por exemplo, no túnel inflável pelo qual os jogadores do River acessaram para chegar ao campo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário