sábado, 20 de junho de 2015

Neymar escapou de suspensão por 10 jogos e de perder Copa América 2016

A suspensão de quatro jogos para Neymar na Copa América 2015 poderia ser maior e acarretar a exclusão do camisa 10 da próxima Copa América, em 2016, caso o árbitro chileno Enrique Osses tivesse relatado na súmula fato que foi repassado pelo delegado do jogo Brasil x Colômbia, o uruguaio Washington Rivero, ao Tribunal Disciplinar.
Segundo o boliviano Alberto Lozada, membro do Tribunal Disciplinar que participou da decisão da suspensão ao lado do vice-presidente Adrian Leiza, Neymar puxou a camisa de Osses ao insultá-lo no túnel de acesso aos vestiários do estádio Monumental, em Santiago, instantes após receber o cartão vermelho ao final da partida. 
O árbitro, porém, não relatou o puxão de camisa na súmula, e apenas os insultos. Se tivesse relatado, a pena mínima de Neymar era de dez jogos de suspensão, o que o impediria de jogar não só nessa Copa América, mas também na edição especial que será jogada nos Estados Unidos em 2016: cumpriria quatro jogos agora, caso o Brasil chegue à final, e mais seis na próxima edição, também caso o Brasil chegue à final - no caso de eliminações precoces, acumularia suspensão para 2019.

O código disciplinar da Conmebol que vale desde o início de 2013 e é usado em todas as competições da entidade prevê no artigo 10 do documento atualmente publicado no site da entidade: "Suspensão de no mínimo 10 jogos ou por um período de tempo determinado de como mínimo quatro meses por agredir ou cuspir em um oficial de jogo". Segundo Lozada, o puxão de camisa de Neymar a Osses que foi relatado pelo delegado da partida seria interpretado como agressão física se tivesse sido incluído na súmula assinada pelo árbitro. A versão do delegado entrou no relatório final da suspensão de Neymar, mas não foi utilizada para definir o número de jogos de suspensão uma vez que não foi referendada por Osses na súmula.
A sensação que o Tribunal Disciplinar da Conmebol tentou transmitir na noite de sexta-feira em Santiago após o anúncio da suspensão por quatro jogos foi que Neymar escapou de gancho maior. O próprio Lozada afirmou que as conversas partiram durante a tarde de um gancho de cinco jogos, depois atenuados para quatro.
A CBF pode recorrer da decisão, mas na melhor das hipóteses conseguirá reduzir a suspensão de Neymar de quatro para três jogos. Isso porque o artigo 10 do código disciplinar da Conmebol prevê pena mínima de três jogos por "conduta violenta ou agressão a jogadores". Neymar pegou quatro jogos porque à pena de três jogos foi adicionado o gancho de um jogo por "insultar, ofender ou ameaçar jogadores ou outras pessoas presentes no jogo", também segundo consta no código.
Caso consiga reduzir de quatro para três partidas, a seleção brasileira poderá ter Neymar na final da Copa América 2015 - cumpriria o primeiro jogo de gancho contra a Venezuela, domingo, o segundo nas quartas de final e o terceiro na semifinal. Isso, claro, se o time de Dunga avançar na competição. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário