quarta-feira, 5 de agosto de 2015

Colégio paulista lidera ranking do Enem 2014, mas Nordeste e Centro-Oeste ganham posições

A lista das 20 escolas com as melhores médias no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2014 está mais diversificada do que em anos anteriores. Os colégios do Sudeste continuam sendo maioria, mas desta vez há mais instituições do Nordeste e do Centro-Oeste ocupando as primeiras posições.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou nesta quarta-feira os dados de 10.615 escolas nas quais cerca de 1,2 milhão de estudantes fizeram o Enem de 2014.

No ano passado, havia 15 escolas do Sudeste entre as 20 com as melhores médias e cinco de Nordeste e Centro-Oeste. Agora, são 13 do Sudeste e sete das outras duas regiões. A principal diferença, contudo, está nos cinco primeiros lugares. Ano passado, só havia instituições de São Paulo, Rio e Minas Gerais entre as cinco mais bem colocadas. Este ano, há duas escolas cearenses e uma de Goiânia nesse grupo.

Segundo o presidente da Associação Brasileira de Educação, Ruben Klein, uma hipótese por trás desse panorama é a adesão em massa das universidades federais ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que utiliza a nota do Enem.

- Pode ser que mais escolas estejam agora preparando seus alunos especificamente para o Enem, já que ele se transformou numa ferramenta de ingresso às instituições mais disputadas em escala nacional. Com isso, os colégios podem estar dando mais ênfase nas disciplinas cobradas no exame, além da redação - diz.

Assim como no ano passado, o Objetivo Colégio Integrado, de São Paulo, continua em primeiro lugar. Mas logo atrás vêm o Farias Brito Colégio de Aplicação, de Fortaleza (CE), é o segundo colocado, seguido por Colégio Olímpio Integral, de Goiania (GO), e Christus Colégio Pré-Universitário, também de Fortaleza.

Segundo o Jornal O Globo, entre os colégios que continuaram no ranking estão o Bernoulli, de Minas Gerais, que caiu do segundo lugar para quinto. Uma unidade da rede Ponto de Ensino também desceu algumas colocações, de terceiro para sétimo lugar. Já a escola Ari de Sá Cavalcante, de Fortaleza, saiu do oitavo lugar para o sexto. O mesmo crescimento ocorreu com o Colégio Elite do Vale do Aço que saiu do nono lugar para oitavo e para o mineiro Colleguium que subiu uma posição para o nono lugar.

Entre as escolas que entraram na listagem estão o Colégio de Aplicação Farias Brito de Fortaleza (2ª posição), Colégio Olimpo Integral (3ª), Christus Colégio Universitário (4ª) e a unidade de Mogi das Cruzes do Objetivo Integrado (10ª).

Entre as cem escolas com as melhores médias no Enem de 2014, 32 são de São Paulo, 17 são de Minas gerais e 16 são do Rio. O ensino carioca, aliás, tinha 23 instituições nesse grupo no ano passado. Uma queda de 30%. O Ceará, com sete escolas entre essas cem, é o quarto estado com maior representação nesse ranking.

Nenhum comentário:

Postar um comentário