domingo, 2 de agosto de 2015

Novo líder do Taleban pede unidade e promete continuar luta


Em sua primeira mensagem de áudio, o novo líder do grupo extremista Taleban, mulá Akhtar Mansur, pediu neste sábado (1º) unidade ao movimento islamita. Na mensagem, Mansur também lembrou as negociações de paz com o governo afegão iniciadas em julho, com mediação do Paquistão, mas não adiantou intenções em relação ao processo. 

“Devemos trabalhar para preservar nossa unidade. As divisões internas só servirão aos nossos inimigos”, afirmou Mansur, em uma mensagem de mais de 30 minutos. “Nosso objetivo de aplicar a sharia (lei islâmica) e a jihad (guerra santa) vai continuar até conseguirmos. O inimigo diz que existe um processo de paz. Mas, como vocês sabem, nossos inimigos divulgam muita propaganda”, completou o novo líder. 

Akhtar Mansur era o braço direito do mulá Omar Mujahid, mas sua escolha não teria sido consensual. A maioria dos comandantes preferia a liderança do filho de mulá, que teve a morte confirmada pelo governo afegão na quinta-feira (30). 

Uma segunda rodada de negociações com o governo de Cabul seria realizada na sexta-feira (31), de modo a tentar acabar com o conflito iniciado em 2011, com a queda dos talebans. O anúncio da morte do mulá Omar obrigou o governo paquistanês a adiar as conversações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário