terça-feira, 4 de agosto de 2015

Reino Unido estende campanha aérea no Iraque contra Estado Islâmico até 2017

O Reino Unido vai estender sua campanha aérea no Iraque contra os extremistas do Estado Islâmico por um ano, informou nesta terça-feira o secretário de Defesa, Michael Fallon, dizendo que usaria os envelhecidos caças Tornado para realizar ataques até o início de 2017.

O Reino Unido tinha dito anteriormente que os Tornados ficariam operacionais até março de 2016, um ano mais tarde do que inicialmente previsto, e serão então finalmente retirados de serviço. Mas Fallon, em uma visita ao Iraque, disse que os aviões baseados em Chipre tinham capacidades que significavam que deveriam voar por mais tempo.

— Os esquadrões de Tornado provaram o seu valor na campanha aérea por causa das armas de precisão que eles têm e por causa do reconhecimento e vigilância que eles executam quando eles não estão atacando — disse Fallon disse à rádio BBC. — Os americanos e outros aliados têm particularmente valorizado a contribuição do Tornado e é por isso que nós estamos dando continuidade à esquadra por mais um ano — acrescentou.

A coalizão liderada pelos EUA tem realizado dezenas de ataques aéreos no Iraque e na Síria nos últimos dias, enquanto procuram enfraquecer os militantes que tomaram grandes áreas de ambos os países, como parte de seu esforço para criar um califado islâmico.

O Reino Unido faz parte da coalizão liderada pelos Estados Unidos, mas só tem o apoio do Parlamento para realizar ataques no Iraque e não na Síria.

Turquia lançou seus primeiros ataques aéreos contra Estado islâmico na Síria há uma semana e meia, quando também começou a atacar militantes curdos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário